A Pedreira é o cartão postal de Passa Vinte. Com 1.245 metros de altitude, ela é um acidente de relevo que se mostra íngreme e abrupto na direção sul (frente), enquanto na direção norte, desce em declive mais suave. Apresenta uma extensão horizontal de aproximadamente 1.500 metros e sua altura, da base, por onde passa a ferrovia, até o topo é de aproximadamente 400 metros.
Se a montanha impressiona pela beleza, a vista do topo não deixa a desejar. O acesso só é possível pela parte de trás (face norte) por meio das trilhas no meio da mata ou por uma estrada de terra que chega ao ponto mais alto. O acesso com veículos utilizando a estrada, todavia, é mais seguro durante os meses de inverno, período no qual a estrada possui melhores condições, apesar de ser estreita e íngreme. No topo, o horizonte invade a vista e observar o nascer do sol ou as estrelas em noites de inverno é um momento mágico. É possível avistar cidades do estado do Rio de Janeiro quando o tempo está bom e, à noite, o horizonte se enche de clarões de luzes das cidades próximas. É bom levar suprimento de água. A única mina d’água costuma secar no inverno ou se mantém com muito pouca água e de pouca qualidade.
O local é muito usado por escaladores de vários lugares da região.
Tempo estimado: aproximadamente 2h de subida.
Fonte: www.passavinte.mg.gov.br
As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas..
provérbio japonês
Vista ao pé da pedreira Chuveiro da Pedreira Mina da pedreira
Caminhada pelos trilhos ao pé da pedreira
Do centro da cidade até a extremidade da pedreira, leva-se aproximadamente 2 horas de caminhada pelos dormentes dos trilhos (ida e volta, mais ou menos 6 Km.), deve-se ficar atento ao barulho e apito do trem, pois em diversos trechos de rochas cortadas o caminho é muito estreito, por segurança sempre que sentir o trem se aproximando, procure estar em lugares mais largos, mesmo que tenha que esperar um pouco mais para dar continuidade a caminhada.
No km. 262,5 aproximadamente você encontrará o chuveiro da pedreira e durante o percurso algumas bicas para matar a sede. O lugar é fresco e o visual indescritível. Um bom momento para apreciar a natureza.
… acho que a vida é um processo… É como subir uma montanha. Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente, a paisagem visualizada é melhor.
LYa Luft

A serra da Mantiqueira é conhecida como as montanhas mágicas, santuário, e o tipo de pessoas que vem reunindo, cada vez mais conscientes da necessidade de preservar nossa natureza. A montanha é uma massa de rocha, o querer estar no topo é uma forma de superação, a montanha se impõe, temos que respeita-las sempre, e ao superar o cume temos como prêmio:
- O ar puro;
- o silêncio;
- o visual;
- e principalmente a oportunidade do momento propício para a reflexão.
Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.
Victor Hugo, escritor
10 Comentários
Emerson Souza
4 de junho de 2021 at 09:38Espetacular, amigo Nelio!! Muito boa a descrição do lugar .
Nelio
4 de junho de 2021 at 20:34Sempre tentando melhorar um pouquinho. Obrigado
Ana Carolina Teles
30 de maio de 2021 at 17:04Lindíssimo! Estou louca pra conhecer essa cidade linda 💜
Izabel
30 de maio de 2021 at 16:53Textos, ilustrações e fotos excelentes, espero em breve conhecer. Gostaria de saber dos locais para hospedar. Abraços
Nelio
30 de maio de 2021 at 16:57Nesta semana começaremos a postar os equipamentos de hospedagem. Obrigado
Nilson
30 de maio de 2021 at 16:52Nossa. A natureza é deslumbrante. Isso é Brazil.
Passa Vinte cidade das águas e lugar de descanso.
Emiliana
30 de maio de 2021 at 16:42Adorando o lugar e seus comentários…
Você é um poeta !
Nelio
30 de maio de 2021 at 16:59É feito com carinho. Obrigado
André
29 de maio de 2021 at 07:40Muito lindo.
Silvia Leite da Silva
21 de maio de 2021 at 13:44Lindo! Estou apaixonada pelo lugar, passando essa pandemia já está no meus projetos passear pelo local. Conhecer as iguarias que parecem maravilhosas, nosso Brasil é lindo.